
Quem sou.
Olá! Eu sou a Evelyn R. Araujo Barreto de Souza, advogada especialista em Resolução de Disputas, atuando preponderantemente como Árbitra Independente.
Sou Professora de Direito Internacional Público e Resolução de Disputas na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora e Mestre em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de São Paulo (USP).
Procuro trazer uma abordagem inovadora, criativa, humanista e multidisciplinar em minha prática.

2002-2006
Formação Acadêmica
Construindo
bases sólidas.
Durante minha graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, já demonstrava particular interesse pela resolução extrajudicial de conflitos, por meio do estudo destes mecanismos nos "projetos de paz perpétua".
As soluções extrajudiciais de resolução de conflitos à época, não eram contempladas na matriz curricular do curso de Direito.
Devo dizer que esta escolha inicial, não muito comum, foi o primeiro passo de uma jornada profissional.
Percebi, desde cedo, que minha vocação não estava no litígio e sim em encontrar soluções inovadoras e delineadas para além do processo judicial.
2008 - 2013
Primeiros Passos Profissionais
Meu início
na prática de Resolução
de Disputas
Exerci a função de Diretora Executiva no Núcleo Paulista de Mediação e Arbitragem (NPMA) por 14 anos. Simultaneamente, concluí meu Mestrado em Direito Internacional e Comparado pela USP.
Este período foi fundamental para desenvolver minha expertise prática em soluções extrajudiciais, sempre aliada ao rigor acadêmico. Comecei a construir a base sólida que me permitiria inovar no campo da arbitragem.
2018 - 2023
Consolidação Acadêmica
Prática
Docente.
Tornei-me Responsável Técnica e Coordenadora Acadêmica da Escola CAMES - Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada. Iniciei minha carreira docente no programa de especialização lato sensu da Faculdades Metropolitanas Unidas e na graduação na Anhembi Morumbi .
Concluí meu Doutorado na USP e publiquei meu primeiro livro, "Projetos de Paz Perpétua no Direito Internacional Contemporâneo".
Esta fase marca minha consolidação na prática em casos envolvendo remuneração e dispensa de altos executivos e disputas corporativas complexas.
2023 - 2024
Solidificação na Prática Arbitral
Expandindo Horizontes.
Retornei ao Mackenzie (minha alma mater) como docente, tornei-me membro do Conselho Deliberativo da CAMES e ingressei na lista referencial de instituições especializadas e prestigiosas de mediação e arbitragem como a AMCHAM.
Organizei eventos nacionais importantes e intensifiquei minhas publicações acadêmicas.
2025
O início de uma nova fase

Estabelecendo
minha expertise
em uma nova fase.
O ano de 2025 define um momento transformador na minha trajetória. Decidi estabelecer minha marca pessoal como advogada de resolução de resolução de disputas e árbitra independente, distanciando-me de vínculos institucionais e consolidando minha expertise na área.
O símbolo que escolhi para a minha identidade visual combina harmoniosamente dois elementos que me representam muito bem: a ponta de uma caneta e a flor-de-lis.
A caneta, indubitavelmente um dos objetos que mais amo e acumulo durante toda a minha vida, evoca conhecimento, estudo e tradição jurídica. Simboliza a formalidade dos contratos e documentos que permeiam minha atuação, além de refletir o cuidado artesanal e customizado com que conduzo cada resolução de disputas.
Já a flor-de-lis representa o aspecto da feminilidade e sofisticação, que são indissociáveis a minha atuação profissional.
O símbolo reflete minha capacidade de inovar respeitando as tradições, sempre com o desejo de alcançar novos patamares de excelência na resolução de disputas.



